OAB/MG discute padronização de pagamentos de alvarás e RPV’s com a CEF

OAB/MG discute padronização de pagamentos de alvarás e RPV’s com a CEF

24 de julho de 2022 Institucional OAB/MG 0

O presidente da OAB Minas Gerais, Sérgio Leonardo, se reuniu com o superintendente executivo de governo da Caixa Econômica Federal (CEF), em Belo Horizonte, Cláudio Mendonça, nesta sexta-feira (22). No encontro foi discutida a padronização de procedimentos para o pagamento de alvarás e RPV’s e a criação de uma parceria para disponibilizar produtos exclusivos voltados para a advocacia.

Durante a reunião, ficou acertado que a Caixa fará um comunicado para todas as agências no estado estabelecendo que o levantamento de alvarás seja feito mediante apresentação da procuração e da certidão do processo. Para o saque dos RPV’s bastará apresentar a carteira da Ordem. Essa medida visa diminuir os problemas enfrentados pela advocacia mineira para efetivar esse tipo de recebimento.

“A diretoria da OAB Minas ouviu o Colégio de Presidentes das Subseções e agiu, imediatamente, para superar os obstáculos que estavam sendo encontrados pela advocacia junto a Caixa Econômica Federal. Estou muito otimista que os problemas serão resolvidos”, destacou Sérgio Leonardo.

O presidente da OAB-MG também pleiteou ao superintendente executivo da CEF um pacote de produtos especiais para a advocacia, com a criação de conta premium, linha de crédito, taxas diferenciadas e atendimento exclusivo. Cláudio Mendonça se comprometeu a examinar e verificar a formatação desse produto para a classe.

A reunião contou com a presença do gerente geral de rede da CEF, em Belo Horizonte, Júlio Tavares Reis e com o diretor institucional da OAB Minas, Wagner Parrot, que participou virtualmente do encontro.

Alvarás no TRF6

A Seccional Mineira também está trabalhando para que, a partir da instalação do Tribunal Regional Federal da 6° Região (TRF6), em Belo Horizonte, os alvarás sejam totalmente eletrônicos para diminuir a burocracia e agilizar os procedimentos para a advocacia. Uma reunião com a futura presidente do TRF6, Mônica Sifuentes, já está agendada para tratar sobre o assunto.