Seccional Mineira realiza primeiro curso de instrução dos membros julgadores do Tribunal de Ética

OAB Subseccional Caratinga

Seccional Mineira realiza primeiro curso de instrução dos membros julgadores do Tribunal de Ética

28 de junho de 2022 Institucional OAB/MG 0

A OAB Minas realiza nesta segunda e terça-feira (27 e 28), de forma virtual, a primeira instrução dos membros julgadores do Tribunal de Ética e Disciplina, destinada aos membros empossados no mês de maio.

A abertura do encontro foi feita pelo presidente do TED, Donaldo Almeida, que disse que esse curso é mais um estudo para que os membros julgadores realizem o trabalho com transparência e tenham garantias para uma boa condução do processo. “É muito difícil julgar um colega, mas nosso trabalho não será julgar o advogado em si, e sim os fatos que aconteceram e, para isso, é preciso que eles conheçam todas as etapas de um processo ético-disciplinar”, destacou Donaldo Almeida.

O primeiro vice-presidente do TED, Ricardo Ferreira Barouch, coordenador do evento, falou que o curso é uma iniciativa pioneira na OAB. “Nosso objetivo é trazer toda a legislação que a OAB tem em torno do tribunal. É preciso que eles saibam essas informações para que tenham um arcabouço necessário, tenham uma boa formação e julguem com independência, isenção e, sobretudo, observando as garantias de que gozam os representados”, ressaltou Barouch.

Ainda participaram da abertura do evento o segundo vice-presidente do TED, Felipe André Laranjo e a terceira vice-presidente do TED, Maria Flávia Cardoso Máximo. A abertura da rodada de palestras foi feita pelo ex-presidente da Seccional Mineira, Marcelo Leonardo, que abordou a importância da ética para o fortalecimento da advocacia.

Na sequência a advogada Juliana Neves Pacheco Andrade fez a primeira exposição sobre marketing jurídico – regras, faculdades e vedações para a advocacia e o advogado Egmar de Souza Ferraz falou sobre o respeito ao devido processo legal no âmbito dos processos ético-disciplinares.

As infrações ético-disciplinares que ensejam a sanção de exclusão foi o tema da palestra do conselheiro seccional Athos Rocha Trindade e as infrações ético-disciplinares que ensejam a sanção de suspensão foram abordadas pelo conselheiro seccional, Erik Rodrigues da Silva.

O curso continua na terça-feira (28/06) com a abordagem do tema as infrações ético-disciplinares que ensejam a sanção de advertência ou censura, a necessidade de se observar a dosimetria na aplicação das sanções no processo ético-disciplinar, a importância da consolidação do ementário no âmbito do TED, o julgamento em plenário e os requisitos do relatório e voto do membro relator. O encerramento do evento será feito pelo ex-conselheiro federal da OAB, Paulo Roberto de Gouvêa Medina, que falará sobre ética e advocacia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *