OAB Minas é membro colaborador da Rede Mineira de Ouvidorias Públicas

OAB Subseccional Caratinga

OAB Minas é membro colaborador da Rede Mineira de Ouvidorias Públicas

16 de setembro de 2022 Institucional Justiça OAB/MG TRE 0

A OAB-MG, por meio da ouvidora-geral, Gláucia Fernandino de Castro, participou na manhã desta quarta-feira (14), do encontro de ouvidores de instituições que compõem a Rede Ouvir – Rede Mineira de Ouvidorias Públicas, realizado na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

Durante a reunião foi firmado que a ouvidoria da OAB Minas Gerais irá integrar a Rede Ouvir e a ouvidoria do TRE assumirá a secretaria. O colegiado é composto ainda pela Ouvidoria-Geral do Estado, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Tribunal de Contas de Minas Gerais, Ministério Público de Minas Gerais, tendo ainda como colaboradores o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, a CEMIG e a COPASA.

Gláucia Fernandino de Castro disse que a reunião foi uma oportunidade para estreitar os laços entre as instituições. “A relevância da participação da OAB na Rede Ouvir se dá em razão de ser um importante projeto que possibilita a parceria entre as ouvidorias do estado de Minas Gerais visando a troca de experiências e aprimoramento de suas atividades, a fim de atender às demandas apresentadas de maneira célere e eficiente”, pontuou.

O encontro foi aberto pelo presidente do TRE-MG, Maurício Soares, e pelo ouvidor do tribunal, Marcelo Paulo Salgado, que destacaram a relevância do trabalho das ouvidorias como canal de interação com a sociedade.

Rede Ouvir

A Rede Mineira de Ouvidorias Públicas – Rede Ouvir-MG – é um projeto que tem entre os objetivos consolidar a parceria, a cooperação mútua e a articulação de esforços entre as instituições participantes, visando fomentar a expansão do instituto da ouvidoria pública nos diversos municípios do Estado; na capacitação dos agentes envolvidos; na criação de uma base tecnológica buscando otimizar o atendimento ao cidadão, fortalecendo as ferramentas de transparência, eficácia das políticas públicas implementadas e controle social.

Pioneira no país, a iniciativa é um importante instrumento democrático que permite à administração pública aperfeiçoar continuamente a qualidade dos serviços prestados à população e alcançar objetivos sociais, aprimorando políticas públicas que promovam a qualidade de vida dos mineiros.

Com informações do TRE Minas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *