OAB Caratinga marca presença no Colégio Regional de Dirigentes da OAB-MG em João Monlevade

OAB Subseccional Caratinga

OAB Caratinga marca presença no Colégio Regional de Dirigentes da OAB-MG em João Monlevade

5 de fevereiro de 2024 Eventos Institucional OAB/MG 0

Na última sexta-feira, dia 2 de fevereiro, a diretoria da OAB Subseção Caratinga participou do primeiro Colégio Regional de Dirigentes da OAB-MG deste ano. O evento, sediado em João Monlevade, reuniu representantes das regiões do Médio Piracicaba e do Vale do Aço, promovendo uma integração fundamental entre a advocacia do interior e da capital.

O Colégio Regional de Dirigentes é uma iniciativa da Seccional Mineira da OAB, que visa fortalecer os laços entre os dirigentes das subseções, proporcionando um espaço para a troca de experiências, discussão de demandas e aprimoramento das ações em prol da advocacia. O presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, destacou a importância dos colégios como uma ferramenta vital para compreender as necessidades da advocacia em diferentes regiões.

O encontro contou com a presença de dirigentes das 14 subseções que compõem a Regional do Médio Piracicaba e do Vale do Aço, incluindo João Monlevade, Alvinópolis, Barão de Cocais, Itabira, Santa Bárbara, Guanhães, Açucena, Caratinga, Coronel Fabriciano, Inhapim, Ipanema, Ipatinga, Tarumirim e Timóteo. O objetivo foi fomentar discussões sobre liderança e gestão, visando aprimorar os serviços oferecidos pela OAB em suas respectivas regiões.

A comitiva de Caratinga foi composta pelo presidente, Samuel André Carlos Franco; pelo vice-presidente, Adyr de Oliveira Junior; pela Secretária-Geral, Daniele Ferreira de Faria; pelo Secretário-Geral Adjunto, Sávio Soares Rodrigues; e pelos Conselheiros Subseccionais, Raymanda Cristina César Hudson e Robson Alves da Silveira.

Participaram do encontro pela diretoria da OAB-MG o secretário-geral, Sanders Alves; a secretária-geral adjunta, Cássia Hatem; o diretor institucional, Rômulo Brasil; o diretor de interiorização, Bernardo Brant; o diretor de eventos, Diogo Lustosa; e o assessor especial da presidência, Moysés Monteiro; o diretor do Departamento de Apoio à Advocacia (DAAC), Matheus Bragança e Diego Rafael; pela CAAMG a vice-presidente, Vanja Honorina; o primeiro secretário, Giuliano Almada; pela ESA-MG a diretora pedagógica, Fernanda São José; representando os conselheiros seccionais, Érica Verli; a coordenadora adjunta da Escola de Prerrogativas, Mary Ellen de Lima Medeiros Rezende.

Durante o evento, a presidente da Subseção de João Monlevade, Larissa Santiago, expressou o desejo de que as experiências compartilhadas no Colégio Regional se traduzam em melhorias palpáveis para a advocacia em todo o país. O diretor de interiorização, Márcio Facchini, ressaltou o apoio total da seccional aos dirigentes das subseções e a importância de participar ativamente desse tipo de iniciativa.

As palestras ministradas abordaram temas relevantes para a advocacia, como “Comunicação: o papel da personalidade nas relações” e “As Prerrogativas da Advocacia”. Além disso, o trabalho da Ouvidoria Geral em conjunto com as subseções foi apresentado pela ouvidora-geral da seccional mineira, Gláucia Fernandino.

Na plenária da tarde, coordenada pela vice-presidente da OAB-MG, Ângela Botelho, diversos temas foram discutidos, incluindo a morosidade da justiça, falta de juiz e promotor, demora de pagamento de dativos e RPV’s, entre outros desafios enfrentados pelos advogados da região.

A participação ativa da OAB Caratinga reafirma o compromisso da subseção com o fortalecimento da advocacia, assegurando a representação efetiva dos interesses da advocacia local e promovendo o constante aprimoramento de suas práticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *