Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, ex-presidente da OAB-MG, é indicado para o cargo de ministro do TST

2 de maio de 2024 Judiciário 0

Na última terça-feira (30/4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais, para ocupar uma cadeira no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Essa nomeação, que conta com o apoio do atual presidente da OAB-MG, Sérgio Rodrigues Leonardo, agora aguarda a sabatina pelo Senado Federal e, se aprovada, será oficializada pelo presidente da República.

Antônio Fabrício concorreu na lista tríplice com os advogados Adriano Avelino, de Alagoas, e Roseline Morais, de Sergipe, para ocupar a vaga destinada à advocacia, aberta devido à aposentadoria do ministro Emmanoel Pereira.

Com uma longa trajetória na advocacia, Antônio Fabrício é Membro Honorário Vitalício da OAB-MG e esteve à frente da Seccional Mineira entre 2016 e 2018. Além disso, exerceu o cargo de Conselheiro Federal de 2019 a 2022 e presidiu a Comissão Nacional de Direitos Sociais da OAB Nacional durante esse período. Também ocupou a presidência da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT). Sua experiência como advogado trabalhista remonta a 1993, com destacada atuação no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região e no próprio TST. Antônio Fabrício é graduado e mestre em Direito do Trabalho pela PUC Minas, com pós-graduação em Direito de Empresa pelo IEC/PUC/Fundação Dom Cabral. Além disso, é doutor em Direito do Trabalho pela UFMG e leciona Direito do Trabalho na graduação e pós-graduação da PUC Minas desde 1999.

A OAB Caratinga congratula-se com a indicação de Antônio Fabrício e reconhece sua competência e dedicação ao longo de sua carreira.

Antônio Fabrício, então presidente da Seccional Mineira da OAB, em visita à Subseção Caratinga em 2016, fortalecendo os vínculos e o diálogo entre a liderança estadual e a advocacia local.

Palestra e Solenidade de Entrega de Carteiras da Ordem em Caratinga, 2018 .