Seccional Mineira participa de ato em defesa da democracia

Seccional Mineira participa de ato em defesa da democracia

11 de agosto de 2022 Homenagem Institucional 0

O presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, participou do ato realizado pela Faculdade de Direito da UFMG, nesta quinta-feira (11), em defesa da democracia no país. O presidente leu o manifesto à nação em defesa da democracia publicado pelo Conselho Federal da OAB.

O documento da Ordem destaca que a história da instituição se confunde com a defesa da democracia em nosso país. “A Ordem seguirá cumprindo com as missões que lhe são atribuídas pela Constituição Federal: representar a advocacia e ser guardiã do Estado Democrático de Direito”, traz trecho do manifesto.

Sérgio Leonardo disse que todos os manifestos lidos no ato são em defesa da democracia. “O texto da Ordem destaca o compromisso da instituição com a defesa do Estado Democrático de Direito, o compromisso de acompanhar o processo eleitoral e a confiança no sistema de justiça eleitoral do nosso país. A OAB tem uma responsabilidade histórica com a sociedade brasileira e nós estaremos sempre atentos e vigilantes para defender o Estado Democrático de Direito. É muito importante que a sociedade se mobilize nesse momento em defesa da nossa democracia tão duramente conquistada”, afirmou.

A “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”, organizada por ex-alunos da Faculdade de Direito da USP, foi lida pela conselheira seccional e professora da UFMG, Misabel Derzi. A vice-diretora da unidade, Mônica Sette Lopes, leu nota em que a faculdade “expressa apoio e confiança no sistema eleitoral brasileiro e nos órgãos judiciários que o supervisionam, sob a liderança do Tribunal Superior Eleitoral”.

A reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, encerrou o ato afirmando que “a UFMG jamais se esquivará de seu compromisso com a liberdade. Cabe à universidade ser protagonista das narrativas de passagens de um passado turbulento para um tempo em que finalmente o Brasil deixará de ser profundamente desigual.”

Leia a íntegra do manifesto à nação em defesa da democracia da OAB