OAB Caratinga implanta Comissão de Direito Sistêmico

OAB Caratinga implanta Comissão de Direito Sistêmico

18 de outubro de 2022 Divulgação Institucional 0

Uma nova vertente vem se consolidando na área jurídica, propondo técnicas de resolução de conflitos que podem agregar mais efetividade para a advocacia e melhores soluções para as partes envolvidas. O novo ramo jurídico foi desenvolvido no Brasil pelo juiz do Tribunal de Justiça da Bahia, Sami Storch, a partir das “Constelações Sistêmicas” desenvolvidas pelo alemão Bert Hellinger.

O “Direito Sistêmico” vem sendo cada vez mais difundido e adotado em práticas incentivadas pelo Conselho Nacional de Justiça e diversos tribunais brasileiros, sobretudo no âmbito dos CEJUSCs (Centros Judiciários de Solução de Conflitos). As técnicas que compõem do “Direito Sistêmico” têm se mostrado muito eficientes na busca da conciliação e resolução de causas complexas, principalmente em demandas familiares, sucessões e disputas societárias em empresas.

A iniciativa de implantar a comissão na OAB de Caratinga é da advogada Marinalva Soares, pós-graduanda em Direito Sistêmico pela Helling Schule em São Paulo, terapeuta e graduanda em psicologia. “Seres humanos são relacionáveis, não há como escapar das várias formas de relacionar. E esse é talvez o nosso maior desafio. Em um universo de pensamentos, crenças e culturas diferentes precisamos ceder ou nos impor a todo momento e achar o equilíbrio nas relações familiares, afetiva, de trabalho, de amizade ou religiosa”, explica Marinalva, nomeada presidente da comissão.

O presidente da 8ª Subseção da OAB/MG, Samuel André Carlos Franco, vem apoiando a implantação da nova comissão, seguindo uma tendência já consolidada na Seccional mineira, que possui em funcionamento uma comissão estadual de Direito Sistêmico, com excelentes resultados na difusão dessas novas técnicas.

De acordo com Marinalva, o objetivo, nesse primeiro momento, é difundir o direito sistêmico entre os advogados e em outros setores, como Judiciário, Ministério Público e outros órgãos competentes que lidam com conflitos humanos mais urgentes. “Onde deságua a maioria dos conflitos? Pessoas procuram o judiciário para resolver um problema que elas não conseguiram. Contratam um advogado para ajudá-las a solucionar. E quando advogados, juízes e promotores têm um olhar além da técnica jurídica e conseguem olhar para o conflito, a ajuda pode ser mais efetiva e o trabalho mais leve para os profissionais, trazendo mais alívio e conforto para as partes”, ressalta Marinalva.

A Comissão de Direito Sistêmico da OAB de Caratinga trabalha na elaboração de cartilhas, eventos, palestras, e workshops. “Estamos bastante entusiasmadas. As demais integrantes da comissão, Júlia de Paula, Raphaella Marques e Brenalina Xavier também estão muito engajadas nesse propósito e, certamente, vamos nos estruturar cada vez mais para difundir essa visão transformadora do Direito”, concluiu.

Marinalva Soares, presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB Subseção Caratinga.

Matéria publicada pelo jornal Diário de Caratinga, edição n° 7.883 (18 de outubro de 2022).