OAB Caratinga completa 90 anos

OAB Caratinga completa 90 anos

19 de julho de 2022 Eventos Institucional 0

A OAB Caratinga tem a honra de convidar toda a advocacia para o Baile dos Advogados, no dia 27 de agosto, oportunidade em que celebraremos os 90 anos de instalação da 8ª Subseção da OAB/MG.

Em pesquisas feitas a partir de 1932, no setor de arquivos da entidade, não foi encontrada ata de sessão específica citando a criação da Subseção, todavia, conforme lavrado em ata do Conselho Provisório relativa a criação e o início das atividades da OAB/MG, em reunião do dia 14 de abril de 1932, na página 14, consta através de alguns pedidos de inscrições, a primeira referência sobre a Subseção de CARATINGA. A Subseção de Caratinga é, portanto, uma das primeiras subseções da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais, completando, em 2022, 90 anos de fundação.

Não se pode perder de vista que a presença da OAB em Caratinga está historicamente associada com o desenvolvimento de nossa cidade, com a ampliação e o aperfeiçoamento do Poder Judiciário e com o aprofundamento da democracia e da cidadania. A Subseção de Caratinga está presente, representando os advogados em cada questão de interesse do judiciário, buscando garantir o pleno exercício da advocacia.

Mas a presença da OAB em Caratinga é marcante e essencial para a sociedade como um todo. A Ordem tem como objetivo a defesa da Constituição, do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos, da ética, da moralidade e da cidadania. Temos estreitado nosso contato com a sociedade, participando de Conselhos, colaborando com entidades, fomentado a discussão e busca de soluções para problemas que afligem nossa população, como segurança pública e ética na política.

Portanto, nestes noventa anos a OAB/MG, através de sua 8ª Subseção, está consolidada em nossa cidade. Uma história que precisa ser enaltecida e comemorada.