O(A) Advogado(a) é indispensável à administração da Justiça.

OAB Subseccional Caratinga

O(A) Advogado(a) é indispensável à administração da Justiça.

11 de agosto de 2021 Homenagem Institucional OAB/MG Prerrogativas 0

Coragem não falta aos advogados e advogadas, que reiteradamente dão prova de seu valor, enfrentando os obstáculos, em prol de uma Justiça efetiva

Raimundo Candido Junior- Presidente da OAB Minas

Hoje, dia 11 de agosto, se comemora o Dia do Advogado, em lembrança à mesma data do ano de 1.827, quando publicada a lei que criou os primeiros cursos de direito no Brasil.

Nos termos do art. 133 da Constituição: “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.

O advogado está junto ao seu cliente e é um vocacionado, presta serviço público e exerce função social. Em qualquer horário do dia, nos finais de semana e feriados, o advogado está sempre pronto para auxiliar quem precisa, assegurando o cumprimento das leis, fazendo respeitar os direitos de todos os cidadãos.

Sem advogado, não há justiça.

Nos difíceis tempos da pandemia, os advogados se reinventaram, adaptando-se com rapidez ao processo eletrônico, às audiências por videoconferência, assegurando que as demandas continuassem tramitando, inclusive aquelas urgentes, como as que tratam de internações, medicamentos e as que envolvem a liberdade.

Infelizmente, a pandemia abreviou a vida de vários colegas, a quem prestamos nossas homenagens e externamos condolências aos seus familiares.

A luta diária da advocacia é árdua: ainda há casos de desrespeito às prerrogativas profissionais, lentidão demasiada dos processos, um sistema processual eletrônico ineficaz, dificuldade de acesso a alguns magistrados e servidores públicos. É preciso coragem para superar todos esses desafios.

E é coragem que não falta aos advogados e advogadas, que reiteradamente dão prova de seu valor, enfrentando os obstáculos, em prol de uma Justiça efetiva e de um país melhor.

Em Minas Gerais já somos mais de 130 mil advogados e advogadas inscritos na Ordem dos Advogados Brasileiros – seccional Minas Gerais (OAB/MG), formando um verdadeiro exército de operadores do Direito, que juntos contribuem para a melhoria da sociedade.

A você, cidadão, não arrisque seu patrimônio, sua liberdade, sua vida: consulte um(a) advogado(a)!!!

A você, advogado e advogada, parabéns pelo seu dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *