Encerramento do Agosto Lilás em Caratinga: Ações Conjuntas Contra a Violência Doméstica

OAB Subseccional Caratinga

Encerramento do Agosto Lilás em Caratinga: Ações Conjuntas Contra a Violência Doméstica

1 de setembro de 2023 Campanhas Eventos 0

Em uma iniciativa conjunta, as Comissões Temáticas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Caratinga, em parceria com o 62° Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Prefeitura de Caratinga, CRAS, CREAS, realizaram uma blitz educativa no dia 31 de agosto, na Praça Getúlio Vargas, marcando o encerramento do “Agosto Lilás”, mês de conscientização ao enfrentamento à violência doméstica e familiar.

O evento reuniu diversas entidades e instituições que atuam no combate à violência doméstica e familiar, bem como na promoção dos direitos das mulheres e na conscientização da sociedade sobre o tema. Entre as comissões temáticas da OAB Caratinga presentes estavam a Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar (CEVDF), Comissão da Mulher Advogada (CMA), Comissão de Direito na Escola (DNE), Comissão da Advocacia Jovem e a Comissão de Esporte e Lazer.

A Polícia Militar marcou presença por meio da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), enquanto a Polícia Civil esteve representada pela Delegacia da Mulher. A Prefeitura Municipal de Caratinga e a Secretaria de Desenvolvimento Social também apoiaram o evento, juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Corpo de Bombeiros.

Além das instituições mencionadas, os Diretórios Acadêmicos das faculdades Doctum – Caratinga, Miguel Reale e Central Doctum participaram ativamente da blitz educativa, mostrando o engajamento dos estudantes no combate à violência doméstica e na promoção da conscientização.

A blitz educativa consistiu em distribuição de material informativo, panfletos, e orientações sobre os serviços disponíveis para vítimas de violência doméstica e familiar, além de esclarecimentos sobre a importância da denúncia e da busca por ajuda em casos de agressão. Durante o evento, também foram realizadas atividades de sensibilização e conscientização, com o objetivo de envolver a comunidade local na luta contra a violência.

O Agosto Lilás é uma campanha nacional que busca sensibilizar a sociedade e mobilizar ações para prevenir e combater a violência doméstica, um problema que persiste em todo o país. O encerramento do mês em Caratinga foi um exemplo de como a sociedade civil, as instituições e as autoridades podem se unir para criar um ambiente mais seguro e acolhedor para todas as pessoas, especialmente para as vítimas de violência doméstica e familiar.

A OAB Caratinga reafirma seu compromisso de continuar trabalhando nessa importante causa e promovendo a conscientização em prol dos direitos das mulheres e de todas as pessoas que sofrem com a violência no âmbito familiar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *