Em resposta à OAB, INSS elabora manual de acesso ao INSS Digital

OAB Subseccional Caratinga

Em resposta à OAB, INSS elabora manual de acesso ao INSS Digital

29 de julho de 2022 Institucional 0

A OAB Caratinga informa aos advogados e advogadas caratinguenses que o Manual de Boas Práticas para Acesso ao INSS Digital (SAG e GERID) e ao Meu INSS está disponível para download. O material elaborado pela autarquia federal respondeu ao pedido da advocacia previdenciária, encaminhado via ofício pela OAB Nacional no último dia 1º. Para baixar a publicação, clique aqui.

No documento endereçado à presidência do INSS, foi solicitada a disponibilização de manual para que usuários dos respectivos aplicativos tenham ciência das regras de utilização e manutenção de senhas da plataforma, diante das reclamações de profissionais com acesso bloqueado em função de suposta falha na segurança no sistema durante o uso das plataformas.

Entre as recomendações do INSS, destacamos especialmente as que podem evitar bloqueio do usuário por incidente de segurança:

– Não compartilhamento de senha de segurança, e
– Não é permitida a utilização de consultas automatizadas (robôs ou programas).

O material apresenta mais dicas, como por exemplo: usar senhas fortes, não utilizar dados e informações pessoais em senhas, não reutilizar senhas pessoais (de lojas, bancos, e-mail, redes sociais) nos sistemas corporativos, evitar o uso de softwares piratas, entre outras.

Entre as funcionalidades da plataforma para a advocacia, vale destacar que é possível substabelecer processos para que seja possível o acesso por mais de um advogado contratado, seguindo os passos no ambiente do INSS Digital: 1) Acessar o requerimento; 2) Clicar em “Procuradores”, na aba superior; 3) Digitar o CPF e o nome completo de quem receberá acesso; 4) Confirmar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *