Eleições OAB 2021: Samuel André Carlos Franco é reeleito Presidente da OAB Caratinga

30 de novembro de 2021 Eleições OAB/MG Eventos Institucional OAB/MG 0

No último sábado, 27, ocorreram, em todo o Estado, as Eleições da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais para definir os representantes da advocacia estadual nas 247 Subseções, bem como os integrantes da Diretoria e Conselho Seccional, Diretoria da Caixa de Assistência, Conselheiros Federais e suplentes, no triênio 2022/2024. A votação teve início às 8h e foi encerrada às 17h e, pela primeira vez na história da entidade, foi realizada com urnas eletrônicas, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG). Esse tipo de eleição denomina-se “eleição parametrizada”. Ela está regulamentada na Resolução TRE-MG nº 745/2009.

A chapa única “JUNTOS PELA ORDEM”, presidida pelo advogado Samuel André Carlos Franco, foi eleita para dirigir a 8ª Subseção da OAB/MG, com 189 votos (90,43%). Este será o terceiro mandato consecutivo de Samuel Franco a frente da OAB Caratinga, já tendo atuado como vice-presidente (2013/2015) e secretário-geral adjunto (2010/2012).

Compõem, também, a Diretoria da chapa vencedora: Adyr de Oliveira Junior (Vice-Presidente), Daniele Ferreira de Faria (Secretária-Geral), Sávio Soares Rodrigues (Secretário-Geral Adjunto) e Adelaide de Paula Reis Lievore (Tesoureira). No Conselho Subseccional, representarão a Ordem Luciene Silva Cirilo, Márcio Xavier Coelho, Maristela Aparecida da Silva, Raymanda Cristina César Hudson e Robson Alves da Silveira.

Em sua gestão 2019/2021, o presidente Samuel Franco concretizou um sonho antigo da advocacia caratinguense – uma Sede para a entidade. Em 2022, ano em que a Subseção completará 90 anos de instalação, a nova diretoria pretende inaugurar o novo espaço, na Rua João Pinheiro, nº 252, para oferecer melhores condições de trabalho aos advogados da região, e um ambiente próprio para realização de eventos da instituição. A diretoria mantém como desafio o fortalecimento da Classe e a luta em defesa do respeito às prerrogativas dos advogados e advogadas.

Casa do Advogado, nova sede da OAB Caratinga, na Rua João Pinheiro, nº 252 – Centro – Caratinga/MG.

A apuração dos votos para o Conselho Seccional foi realizada pela Comissão Eleitoral da OAB/MG e o resultado saiu por volta das 22h50. Em uma disputa acirrada, o advogado Sérgio Rodrigues Leonardo, líder da chapa “RENOVA OAB”, foi eleito o presidente da Seccional Mineira, com 18.205 votos (41,09%) – 314 votos a mais do que a Chapa “PELA ORDEM COM VOCÊ”, encabeçada pelo atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA/MG), Luis Cláudio Chaves, que recebeu 17.891 votos (40,39%). Outras duas chapas concorreram à Diretoria da OAB Minas: “NOSSA OAB”, que alcançou 4.663 votos (10,53%), e “OAB DE CARA NOVA”, que obteve 3.538 votos (7,99%).

O novo presidente da Seccional mineira é natural de Belo Horizonte, tem 43 anos; formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2002, é advogado militante há 19 anos e atua na área de direito penal; já foi tesoureiro da OAB/MG entre 2016 e 2018, e secretário-geral adjunto no triênio 2013/2015. Sérgio é filho e neto dos ex-presidentes da OAB/MG, Marcelo Leonardo e Jair Leonardo Lopes.

Também formam a diretoria: Ângela Parreira de Oliveira Botelho (vice-presidente); Sanders Alves Augusto (secretário-geral); Cássia Marize Hatem Guimarães (secretária-geral adjunta) e Fabrício Souza Cruz Almeida (tesoureiro).

Já a diretoria da CAA/MG é formada por Gustavo Oliveira Chalfun (presidente); Vanja Honorina Aguiar Albino (vice-presidente); Giuliano Almada de Oliveira (primeiro secretário); Valéria Lemos Ferreira Silva (segunda secretária); Silvina Araújo Mendes (tesoureira); Rodrigo Ribeiro de Oliveira Botti (diretor) e Flávia Elias Fachineli (diretora).

Arilson Oliveira de Carvalho, chefe do cartório da 72° Zona Eleitoral de Caratinga/MG, muito atencioso, deu todo o suporte à OAB desde o início.
A Subseção Caratinga agradece o apoio, organização, profissionalismo e prontidão do Chefe de Cartório Eleitoral, Arilson Carvalho, e dos mesários, Cléber Moreno, João Marcos Pires e Poliana Dutra.