Colégio de Presidentes da OAB Minas mobiliza mais de 215 representantes de todo estado

OAB Subseccional Caratinga

Colégio de Presidentes da OAB Minas mobiliza mais de 215 representantes de todo estado

7 de junho de 2022 Divulgação Eventos Institucional OAB/MG 0

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB/MG) realizou o primeiro Colégio de Presidentes presencial da gestão 2022-2024, na sexta-feira (3). O diretor-presidente da OAB Caratinga, Samuel André Carlos Franco, participou do encontro, que reuniu mais de 215 presidentes, os quais apresentaram as principais demandas das subseções para serem debatidas juntamente com a diretoria da seccional, buscando soluções que atendam a advocacia mineira.

O presidente da OAB Minas, Sérgio Leonardo, conduziu os trabalhos do colégio e destacou a importância de ouvir os representantes das subseções. “Este encontro é para tratar de todos os temas de interesse das subseções, porque quem gere as OABs são os presidentes. Viemos aqui para ouvi-los, com opiniões, propostas, sugestões e direcionamentos para que possamos acolher as necessidades da advocacia das 249 subseções”, pontuou. Na sequência, Sérgio Leonardo passou a palavra para os dirigentes de subseção.

Entre os principais assuntos abordados pelos presidentes estão problemas em delegacias e nos plantões virtuais, pagamentos de alvarás, adequação dos quadros de funcionários da Ordem, autonomia financeira das subseções, troca de experiências entre as subseções, estrutura deficiente de atendimento do judiciário e das polícias civil e militar, impactos da inadimplência nos investimentos para a advocacia, capacitação para o PJe entre outros.

Além de ouvir as principais demandas dos presidentes e responder aos questionamentos, a diretoria apresentou ações que serão implementadas e as providências que estão sendo adotadas pela gestão para a melhoria das condições do exercício da advocacia em todo o estado.

Entre as iniciativas estão a elaboração de curso de capacitação para os conselheiros seccionais; a disponibilização do acesso às informações de gestão e dos advogados para as subseções; criação de um cadastro da advocacia dativa nas subseções, com as respectivas áreas de interesse e atuação para ser enviado aos foros para que as nomeações obedeçam um rodízio, e a informatização de vários serviços prestados pela seccional.

O vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Rafael Horn, esteve no evento e destacou a importância da organização do encontro. “Os presidentes das subseções são os porta-vozes da advocacia do interior. A OAB está trabalhando para unir forças com as seccionais e subseções para chegarmos a cada advogado e advogada. Precisamos valorizar a advocacia e vocês são essenciais neste papel”, disse.

Participaram do Colégio de Presidentes das Subseções a vice-presidente da OAB-MG, Ângela Botelho; o secretário-geral, Sanders Alves; a secretária-geral adjunta, Cássia Hatem; o tesoureiro, Fabrício Almeida; o tesoureiro Adjunto, Marco Antônio Freitas; o diretor Institucional, Wagner Parrot; o diretor de Apoio às Subseções, Álvaro Guilherme Ribeiro Matos; os diretores de Interiorização: Bernardo Brant; Márcio Facchini e Rodrigo Martins Ribeiro e o presidente da CAA-MG, Gustavo Chalfun.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *