CJF regulariza pagamento dos honorários das perícias judiciais da Assistência Judiciária Gratuita

OAB Subseccional Caratinga

CJF regulariza pagamento dos honorários das perícias judiciais da Assistência Judiciária Gratuita

27 de julho de 2022 TRF 0

O Conselho da Justiça Federal (CJF) vai regularizar o pagamento dos honorários das perícias judiciais da Assistência Judiciária Gratuita (AJG) em ações nas quais o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) figure como parte e que sejam de competência da Justiça Federal.

A estimativa é de que, nos próximos dias, sejam pagos R$ 82 milhões em perícias pendentes, e que o pagamento total ao longo de 2022 seja de R$ 312,7 milhões.

A regularização do pagamento foi viabilizada com a aprovação da Lei 14.331, em 4 de maio deste ano, que altera as Leis 8.213/1991 e 13.876/2019.

Com a nova Lei, o Poder Executivo Federal volta a garantir o pagamento dos honorários periciais, nos termos da legislação processual civil, para manter a normalidade da prestação jurisdicional e garantir ao cidadão o direito fundamental de acesso à Justiça.

A aprovação do crédito foi sancionada na edição extra do Diário Oficial da União do dia 15 de julho deste ano. O recurso é financiado a partir do cancelamento de dotações orçamentárias do Executivo e não gera custo adicional aos cofres públicos.

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças (SPO) do CNJ está instruindo os procedimentos necessários para a descentralização dos recursos e a programação financeira destinada ao pagamento das perícias na Justiça Federal.

O repasse aos Tribunais Regionais Federais (TRFs) será realizado nos próximos dias e caberá aos Tribunais direcionar os recursos às Seções Judiciárias, onde serão pagas as perícias pendentes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *